Cosméticos, Produtos, Decoração, Comidas, Restaurantes, Eventos e de tudo um pouco.

sábado, 21 de maio de 2016

Como escolher as portas e janelas de alumínio certas para a casa?

Reformar a casa é sempre uma aventura à parte – construir, mais ainda! Mesmo quem já teve essa experiência antes, se depara com a “nova missão” como se fosse um iniciante naquilo. Medidas de paredes, altura do pé-direito, tipo de piso, tipo de forro, telhado... Nunca é simples. Tanto as reformas quanto as construções a partir da planta dão muito trabalho por causa do número de detalhes a observar.

E um dos detalhes que quase ninguém investe muito tempo na hora de escolher são as portas e janelas. Parece algo tão bobo, não é? “Ora, é só colocar alguma coisa ali que feche aquele buraco na parede e pronto!”. Não, não é bem assim. Quase sempre a gente pensa nas opções de madeira, mas já pensou na possibilidade de instalar portas e janelas de alumínio? E o tipo de porta e de janela, já pensou? Sim, porque existem vários modelos, e cada um tem melhor serventia em determinados casos, mas não para outros. Sabia disso? Bom, caso não fizesse ideia, vamos dar uma espairecida nessa ideia.
Madeira ou alumínio?

Essa é a primeira pergunta a fazer, e a escolha certa depende de algumas perguntas: você mora numa região de clima mais seco ou mais úmido? É no litoral? É perto de rios ou cachoeiras? Em que lugar da casa você vai instalar essa porta?
Sim, estamos falando de umidade. Nas regiões litorâneas e também naquelas próximas a rios e cachoeiras, o ar costuma ser muito, mas muito úmido. É perfeitamente possível instalar portas de madeira, mas deve-se ter cuidado na produção das mesmas. A madeira precisa passar por uma série de tratamentos que a deixam resistente à umidade, para que não venha a apresentar estufamentos no futuro. E porta de madeira empenada você sabe como é: força as paredes, não fecha direito, emperra...

Nesse quesito. O alumínio se sai muito bem porque resistência à umidade é o que ele tem de melhor! Essa qualidade o torna perfeito para instalações em casas de praia, lavanderias, casas de campo, saunas e áreas com piscina. Apartamentos de alto padrão à beira-mar costumam ter enormes janelas de alumínio feitas sob medida para permitir o máximo de visão do oceano a partir do interior do imóvel. Esta mesma instalação em madeira nem sempre é possível, por causa do peso desse material, que romperia o vidro.

Tamanhos, modelos, cores...

As medidas da portas e janelas de uma casa costumam ser padronizadas, mas isso não é regra fixa: você pode solicitar tamanhos diferentes de acordo com sua necessidade. Entretanto, o tamanho do cômodo e a posição da porta e da janela nesse cômodo pode comprometer o tipo de porta que você vai escolher – e às vezes da janela também. Quando o cômodo é pequeno, convém escolher um modelo de porta de correr, para que o espaço disponível seja aproveitado ao máximo. A mesma solução pode ser aplicada no caso da janela e, em ambos os casos, pode-se usar modelos em madeira ou em alumínio.

Muitas pessoas nutrem um certo preconceito quando se fala em portas e janelas de alumínio, mas essas mesmas pessoas ficam de boca aberta quando veem os modelos mais sofisticados e pintados de branco. O visual é incrível e não deve em nada para os mais lindos modelos em madeira! Numa sala grande, por exemplo, uma porta pivotante de alumínio pintada de branco fica muito luxuosa e com grande poder decorativo.

E uma das grandes vantagens das portas e janelas de alumínio é o preço, mais vantajoso quando comparado com as mesmas peças em madeira. 

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com ofensas, discriminação ou links externos sem relevância com o conteúdo serão excluídos. Você é responsável pelo conteúdo postado, então respeite os demais usuários.

Ads